domingo, 25 de junho de 2017

Conselho escolar

 sobre o Conselho Escolar

 É um órgão colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora. 
Ele dá pareceres referentes ao trabalho de organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar, em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais da SEED, observando a Constituição, a LDB, o ECA, o Projeto Político-pedagógico e o Regimento Escola/Colégio , para o cumprimento da função social e específica da escola (Estatuto do Conselho Escolar, 2005). 
O Conselho Escolar é a instituição que coordena a gestão escolar, especialmente no que diz respeito ao estudo, planejamento e acompanhamento das principais ações no dia-a-dia da escola. 
É um espaço privilegiado para o exercício da vivência cidadã e apropriação de diferentes saberes que favorecem a democracia. Em face do exposto, constata-se que o Conselho Escolar é o grande aliado da direção na gestão da escola. 
No entanto, para que essa parceria realize um trabalho de acordo com o esperado e satisfaça a comunidade, é preciso que haja sintonia entre os parceiros e abertura por parte da direção para ouvir e aceitar a voz do conselho. 
É fundamental que se estabeleça uma relação de respeito pela opinião de uns e outros, cumplicidade nas tomadas de decisão e, principalmente, que todos tenham objetivos comuns. A participação do conselho deve se dar de forma autônoma, espontânea e consciente. 
Segundo Werle (2003, p.60):
 [...] não existe um Conselho no vazio, ele é o que a comunidade escolar estabelecer, construir e operacionalizar. Cada conselho tem a face das relações que nele se estabelecem. Se forem relações de responsabilidade, de respeito, de construção, então, é assim que vão se constituir as funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras. Ao contrário, se forem relações distanciadas, burocráticas, permeadas de argumentos, tais como:” já terminou meu horário”, “ este é meu terceiro turno de trabalho”, “vamos terminar logo com isto”, “não tenho nada a ver com isto”, com que legitimidade o conselho vai deliberar ou fiscalizar?!

Para que as decisões do Conselho Escolar não sejam monopolizadas pelo diretor, seu presidente nato é necessário que haja a conscientização dos segmentos envolvidos. Isso de certa forma começa a acontecer. A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio da Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino, em consonância com o processo de democratização da sociedade, criou, mediante a Portaria Ministerial n.2.896/04, o Programa Nacional de fortalecimento dos Conselhos Escolares. Entre seus objetivos, constam: ampliar a participação da comunidade escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; apoiar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos; promover, em parcerias com os sistemas de ensino, a capacitação dos conselheiros escolares; apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola. (BRASIL, 2004) 
Acreditamos que a capacitação seja o caminho para a participação mais consciente e cidadã desses representantes da comunidade. 
No cotidiano escolar, entre os conselheiros que têm participado dos Grupos de Estudos sobre os Conselhos escolares oferecidos pela SEED, ouvimos o seguinte depoimento: “nós recebemos muita informação, podemos fazer tanta coisa, mas só fica na conversa”.
 Isso nos faz acreditar que ainda temos que enfrentar e vencer alguns desafios para conhecer mais a fundo as dificuldades e os obstáculos que impedem a concretização da teoria. 
Afinal, os Conselhos têm atendido aos pressupostos democráticos? Têm propiciado a vivência cidadã e representado os interesses coletivos? Até que ponto eles são órgãos legitimamente democráticos, se o presidente é o diretor da escola?  
artigo: INSTÂNCIAS COLEGIADAS: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA.



Ótimo saber o que é, com funciona e objetivos do conselho escolar.
Como minha escola necessita de um conselho escolar, para que seja ESTIMULADA, FORTALECIDA, COBRADA para qualidade educacional, organização...

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