terça-feira, 27 de junho de 2017

As atividades propostas pela interdisciplina de seminário integrador V, tiveram grande importância em minhas aprendizagens, minha postura enquanto aluna e para meu amadurecimento.

Ao reler o meu portfólio percebi que a cada semestre eu melhoro minha escrita e meus pensamentos, sendo notável o meu amadurecimento enquanto professor, aluna e ser humano.

Notei que a grande maioria de minhas postagens do eixo III são descritivas e reflexivas, sendo relatos de minha prática pedagógica, ideias de atividades e projetos realizados com meus alunos, já outras demonstrei aplicar novos métodos, novas práticas, a partir das aprendizagens feitas através das interdisciplinas.

No entanto, ao ler as escritas do eixo IV nota-se que eu busquei mais embasamento teórico, não relacionando tanto com minha prática pedagógica, até pelo fato de eu estar fora da sala de aula ao longo do semestre referido.

Além do meu portfólio, eu também reli postagens da colega Elielda Martins, postagens estas que prevalecem as reflexivas, onde a mesma relaciona sua prática, seu cotidiano e vivências escolares a aprendizagens e mudanças.

Acredito que tanto em meu blog quanto o da colega, no semestre IV nossas publicações foram mais reflexivas pelo fato de já termos entendido o grande objetivo do portfólio, escrever aprendizagens tanto do cotidiano escolar quanto de nossa vida pessoal, levando em conta o embasamento teórico e atividades realizadas no moodle e outros suportes.


Sendo assim, conclui que através desta atividade de releitura pude compreender a grande importância que o portfólio de aprendizagens tem em nossa vida acadêmica, o mesmo torna-se um canal de aprendizagens e troca de idéias, como se fosse uma rede de conhecimentos. 

Ressalto também a importância do mesmo para a formulação de nossas sínteses semestrais, é como se o blog fosse nosso “baú de memórias e conhecimentos”, onde sempre que queremos abrimos e há um leque de informações e anotações que evidenciam nossa prática pedagógica, nossas aprendizagens e nossas opiniões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...