A partir do vídeo da profa. Jussara Hoffman sobre a avaliação na Educação Infantil e a leitura,na interdisciplina ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, trago minhas vivências, experiências, inquietações e até então práticas que eu acreditava estarem certas.
Eu sempre trabalhei em educação infantil, apenas um ano trabalhei no ensino fundamental.
Comecei a trabalhar com os pequenos antes mesmo de terminar o Curso Normal, sempre me espelhei em minha mãe que é professora de ED.Inf.
Minha práticas e atitudes em sala sempre foram de acordo com o que eu até então achava estarem corretas, a partir daquilo que eu vi e repetia julgando certo, buscando idéias na internet e troca de informações com colegas.
Bem, quando eu me formei no Curso Normal, pensava já conhecer tudo, nada que viesse de novo seria impossível para mim, porém caiu a minha ficha de que eu estava apenas começando minha jornada quando fui contratada em uma escola particular, como professora.
Parecendo que tudo o que eu havia aprendido não se encaixava naquela realidade, por começar pela “democracia” e direito de todos, ali era cada um tratado de uma maneira, até mesmo sendo rotulados. E sobre a questão da gestão democrática, nossa! Zero democracia, hierarquia pura, não tenho vergonha de dizer que eu tinha medo da minha diretora, não opinava em nada, pelo fato dela nunca ter nos questionado ou oferecido um momento para reflexão e troca de idéias.
A questão avaliativa desta escola era em formato de portfólio, onde continham fotos da rotina escolar, e um parecer descritivo contando como era o bebê em sala( minha turma era berçário), este portfólio foi trazido por uma mãe como ideia, e a escola adotou como método avaliativo, em minha opinião muito legal, os pais adoravam receber aquelas fotos, e o parecer( de cinco folhas), detalhe, a minha diretora não admitia que eu falasse somente as verdades ou seja eu deveria florear, afinal, ELES ESTAVAM PAGANDO, palavras dela.O pior lugar que já lecionei, um trauma!
Outra experiência que tive foi trabalhar em uma escola pública de Ed, inf, onde eu já estava mais madura, com experiência e mais embasamento teórico, nesta escola tudo fluía melhor, tinha o total apoio da gestora, por muitas vezes ela me deixava livre para dar ideais e ela adotava-as com as demais turmas também.
O sistema avaliativo desta minha escola inicialmente era descritivo, dividido entre as auxiliares de educação infantil e cada uma fazia de três as cinco, sendo que as minhas colegas não tinham nenhuma experiência ou formação na área, o que eu sempre achei um absurdo, pois elas pegavam um modelo da internet e a partir dele se baseavam e faziam todos, ou seja pegava um criança como ponto principal e as demais eram igual ou pior que ela, assim como a prof fala no vídeo.
Após foi trocado o método avaliativo para cartões para marcar “x” nas potencialidades e objetivos, particularmente entre todas as avaliações a que mais gostei, e penso ser completa é o portfólio.
Após ver o vídeo tive a percepção de que a avaliação que fiz ao longo destes cinco anos na Ed. Inf. foi equivocada, com certeza por falta de embasamento teórico e pesquisa sobre o que eu estava fazendo.
Agora, sei a tamanha importância da avaliação na Ed. Inf. Sendo um ato constante, através de observações, percepção do alunos, suas atitudes, suas potencialidades e individualidades, ou seja é totalmente errado eleger um aluno como o melhor em tudo e avaliar os demais tendo este como ponto de referência, penso que este assunto é de suma importância na nossa formação enquanto professora.
A partir de hoje irei pesquisar e me dedicar a entender e aprender mais sobre os métodos avaliativos na educação infantil, para que eu possa de maneira significativa melhorar minha prática pedagógica e sistema avaliativo com meus pequenos.