“ Só podemos ver quando aprendemos que algo não está à mostra e podemos sabê-lo. Portanto, para ver , é preciso pensar.Olhar está implicado ao sentido físico da visão. Costumamos, todavia, usar a expressão olhar para afirmar uma outra complexidade do ver. Quando chamo alguém para ver algo espero dele uma atenção estética, demorada e contemplativa, enquanto ao esperar que alguém olhe algo, a expectativa se dirige à visualização, ainda que curiosa, sem que se espere dele o aspecto contemplativo. Olhar é reto, ver é sinuoso. Olhar é sintético, ver é analítico. Olhar é imediato, ver é mediado. A imediaticidade do olhar torna-o um evento objetivo”. (Aprender a pensar é descobrir o ver Marcia Tiburi).
Citação retirada do MOODLE, o ver e olhar, ás vezes olho e ás vezes vejo, mas com nossos alunos é fundamental sempre VÊ-LOS, percebê-los.
Quando paro para
OLHAR esta imagem, olho apenas uma
situação corriqueira, que faz parte da rotina, rotina esta que antes de eu ter
mais conhecimento e noção teórica, achava “chato” sendo algo apenas para
organização, um ato de imitação.
Parando para VER
estes momentos do cotidiano percebo a importância que eles têm para todas as
crianças, inúmeras situações que estamos estimulando e trabalhando,
lateralidade, coordenação, equilíbrio, organização, respeito com os colegas, e
sim uma rotina de suma importância para o desenvolvimento saudável e importante
de meus alunos.
Olhando esta
imagem, me fez refletir muito sobre o nosso redor, assim como li no texto a
percepção que as crianças das escolas públicas e privadas tinham, até mesmo nós
adultos, olhamos muitas coisas durante o dia, porém não vemos, não paramos para
observar e assimilarmos.
Este passeio
fizemos ao entorno da EMEI, nas ruas, BEIRA MAR, passando em frente a
comércios, que minhas crianças passam todos os dias pela frente, mas não tinham
VISTO, apenas OLHADO de passagem , já que todos vão de carro ou van escolar, se
eu pedisse para que eles me descrevessem o que eles olhavam durante o percurso
de casa até a escola, muitos não saberiam, ou focariam pontos referencias que
eles realmente viram.
Passeios assim
como este, comecei a gostar, e a estimular as saídas de campo, após várias
leituras, aprendizagens e troca de ideias ao longo do curso, pois antes para
mim era algo cansativo, que atrapalhava a aula, hoje percebo a grande
importância, e o conhecimento prático de curiosidades dos pequenos, a nossa
cultura, hábitos e até mesmo atitudes negativas e positivas.
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