terça-feira, 6 de dezembro de 2016

VER E OLHAR... OLHAR E VER

“ Só podemos ver quando aprendemos que algo não está à mostra e podemos sabê-lo. Portanto, para ver , é preciso pensar.Olhar está implicado ao sentido físico da visão. Costumamos, todavia, usar a expressão olhar para afirmar uma outra complexidade do ver. Quando chamo alguém para ver algo espero dele uma atenção estética, demorada e contemplativa, enquanto ao esperar que alguém olhe algo, a expectativa se dirige à visualização, ainda que curiosa, sem que se espere dele o aspecto contemplativo. Olhar é reto, ver é sinuoso. Olhar é sintético, ver é analítico. Olhar é imediato, ver é mediado. A imediaticidade do olhar torna-o um evento objetivo”. (Aprender a pensar é descobrir o ver Marcia Tiburi).

Citação retirada do MOODLE, o ver e olhar, ás vezes olho e ás vezes vejo, mas com nossos alunos é fundamental sempre VÊ-LOS, percebê-los. 

Quando paro para OLHAR esta imagem, olho apenas  uma situação corriqueira, que faz parte da rotina, rotina esta que antes de eu ter mais conhecimento e noção teórica, achava “chato” sendo algo apenas para organização, um ato de imitação.
Parando para VER estes momentos do cotidiano percebo a importância que eles têm para todas as crianças, inúmeras situações que estamos estimulando e trabalhando, lateralidade, coordenação, equilíbrio, organização, respeito com os colegas, e sim uma rotina de suma importância para o desenvolvimento saudável e importante de meus alunos.

Olhando esta imagem, me fez refletir muito sobre o nosso redor, assim como li no texto a percepção que as crianças das escolas públicas e privadas tinham, até mesmo nós adultos, olhamos muitas coisas durante o dia, porém não vemos, não paramos para observar e assimilarmos.
Este passeio fizemos ao entorno da EMEI, nas ruas, BEIRA MAR, passando em frente a comércios, que minhas crianças passam todos os dias pela frente, mas não tinham VISTO, apenas OLHADO de passagem , já que todos vão de carro ou van escolar, se eu pedisse para que eles me descrevessem o que eles olhavam durante o percurso de casa até a escola, muitos não saberiam, ou focariam pontos referencias que eles realmente viram.

Passeios assim como este, comecei a gostar, e a estimular as saídas de campo, após várias leituras, aprendizagens e troca de ideias ao longo do curso, pois antes para mim era algo cansativo, que atrapalhava a aula, hoje percebo a grande importância, e o conhecimento prático de curiosidades dos pequenos, a nossa cultura, hábitos e até mesmo atitudes negativas e positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...