Super interessante a atividade de analisarmos nossos pequenos em sala, nas atitudes, nas questões que eles constroem uns com os outros, e foi fantástico. Muitas vezes no dia a dia, não percebemos verdadeiramente cada aluninho, e a partir desta atividade parei para observá-los, chega ser engraçado observá-los, eles têm assuntos muito interessantes, constroem dúvidas e certezas "sem pé nem cabeça", em TUDO e com tudo são verdadeiros questionadores, resolvem seus próprios conflitos sozinhos, uns ajudando os outros e juntos constroem as CERTEZAS deles, do mundinho deles.
Abaixo algumas perguntas que eles me fizeram neste tempo de observação, e que sozinhos responderam uns aos outros...
PERGUNTA DA ALUNA ÉRICA
Prô, porque teu nenê não nasceu ainda?
RESPOSTA DA ALUNA ALICE
Tu não sabe Érica, é porque o nenê dela está pequeno, ele não comeu fermento, que nem tinha no bolo que a gente fez e cresceu.
PERGUNTA DO ALUNO MATHEUS
Prô, porque o meu pai solta muito pum?
RESPOSTA DO ALUNO ANTHONY
É porque ele toma muito refrigerante, "daí" tem gás, e ele solta pela "poupança".
PERGUNTA DA ALUNA BEATRIZ
Prô, porque tem arco íris no vidro?
RESPOSTA E AFIRMAÇÃO DA MAIORIA DA TURMA
É porque tem arco íris no céu daí aparece igual no vidro, igual quando a gente se olha no espelho e conseguimos nos ver, coloridos e bonitos.
Oi Caroline,
ResponderExcluirAdorei a postagem! Ótimas perguntas e hipóteses levantadas!
É importante também perguntar aos alunos como eles formularam essa ideia. Assim, podemos saber também que relações estes alunos estão construindo, a hipótese que eles têm não surgiu do nada, é fruto de alguma construção momentânea sobre aquela situação.
Abraço, Tutora Tais