Atualmente estou afastada da EMEI que trabalho em função da minha licença maternidade, leciono na mesma há dois anos com turmas de pré escola.
Ao longo destes dois anos pude vivenciar diversas situações em minha escola, algumas que posso descrever como gestão democrática e outras nem tanto.
Após a leitura do texto Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações ressaltei alguns pontos que julgo serem relevantes:

CPM- Na EMEI onde eu trabalho foi recentemente formado o CPM onde há pais e funcionários representando-o, porém todas as vezes que se foi falado, era como se fosse uma obrigação, não havendo uma verdadeira importância pelos mesmos. Lembro-me de duas colegas estarem comemorando que iriam até a SMEC assinar uns papéis e receberiam folga por isso, ambas não sabiam ao menos o que iriam assinar e assuntos da alçada do CPM.
Conselho escolar: Na escola onde trabalho não tem conselho escolar ainda, quer dizer, nenhuma escola do município de Imbé tem. Durante uma conversa que tive com a Presidente do conselho municipal de educação, a mesma mostrou grande interesse por parte dela em implantar nas escolas, sendo algo que deve ser autorizado pela Secretaria de Educação e executivo.
Conselho de classe participativo: Pela minha pouca
experiência acredito que o conselho participativo seria de grande relevância em nossa realidade educacional, onde nossos alunos participariam e poderiam desta maneira "aprender, amadurecer e entender" tudo o que fazemos por eles, podendo também participar ativamente.(minhas experiências com conselhos de classe não são muito positivas, percebi ser algo totalmente corrido, sem troca de informações e nem debates, apenas um "ditado" de notas.

Democracia: A estrada é longa mas não impossível acredito que aos poucos iremos alcançar nossos anseios quanto a democracia em nossas escolas.





Acredito que minha prática pedagógica é democrática, busco conversar e transmitir aos meus alunos aquilo que é certo, por exemplo nas escolha de ajudantes do dia, ou em votações para sabermos qual será a história da hora conto, penso que assim, eles aprenderão o que é democracia e desta maneira, indiretamente ou até mesmo diretamente trabalhamos e incentivamos a aceitação de opiniões, a escutar uns aos outros e trabalhar em coletivo, sendo uma mudança de dentro das escolas para fora, pois assim formaremos cidadão democráticos e que entendam que não estamos sozinhos no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário