domingo, 2 de julho de 2017

Reflexões...

Atualmente estou afastada da  EMEI que trabalho em função da minha licença maternidade, leciono na mesma há dois anos com turmas de pré escola.
Ao longo destes dois anos pude vivenciar diversas situações em minha escola, algumas que posso descrever como gestão democrática e outras nem tanto.
Após a leitura do texto Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações ressaltei alguns pontos que julgo serem relevantes:
GRÊMIO ESTUDANTIL- Em nenhuma escola que trabalhei havia o grêmio estudantil, até então eu acreditava ser algo antigo, pois só ouvia falar pela minha mãe nos tempos de escola dela.






CPM- Na EMEI onde eu trabalho foi recentemente formado o CPM onde há pais e funcionários representando-o, porém todas as vezes que se foi falado, era como se fosse uma obrigação, não havendo uma verdadeira importância pelos mesmos. Lembro-me de duas colegas estarem comemorando que iriam até a SMEC assinar uns papéis e receberiam folga por isso, ambas não sabiam ao menos o que iriam assinar e assuntos da alçada do CPM.
Conselho escolar: Na escola onde trabalho não tem conselho escolar ainda, quer dizer, nenhuma escola do município de Imbé tem. Durante uma conversa que tive com a Presidente do conselho municipal de educação, a mesma mostrou grande interesse por parte dela em implantar nas escolas, sendo algo que deve ser autorizado pela Secretaria de Educação e executivo.
Conselho de classe participativo: Pela minha pouca
experiência acredito que o conselho participativo seria de grande relevância em nossa realidade educacional, onde nossos alunos participariam e poderiam desta maneira "aprender, amadurecer e entender" tudo o que fazemos por eles, podendo também participar ativamente.(minhas experiências com conselhos de classe não são muito positivas, percebi ser algo totalmente corrido, sem troca de informações e nem debates, apenas um "ditado" de notas.

Democracia: A estrada é longa mas não impossível acredito que aos poucos iremos alcançar nossos anseios quanto a democracia em nossas escolas.
Gestão democrática? assim como li em várias postagens acima,não concordo quando se exemplifica uma gestão democrática pelo fato de promover eventos comemorativos e convidar a comunidade, isto na verdade é apenas mais uma obrigação dos pais de participarem. A parceria, participação e colaboração deve ser reciproca entre as duas.


Distância dos pais:Na escola onde leciono os pais são presentes, participativos e colaboradores ativos, porém sei que há escolas que a direção afasta os mesmos para que assim eles não possam exigir e nem cobrar da mesma, lembrando que estamos no século XXI e ainda há situações que parecem ser do século passado.



Falta de tempo dos pais: Penso que deveria ter uma lei para que os pais pudessem ir a escola de seus filhos, e fossem abonadas essas horas de ausência, desta maneira seria até mesmo um incentivo, pois há muitas famílias que não podem deixar de trabalhar para participar ativamente do cotidiano escolar de seus filhos.


Escola pública ou propriedade privada? Já presenciei vários gestores agindo como se fossem donos das escolas, tratando-se desde a estrutura física até mesmo o tratamento com os funcionários, sendo sempre a última palavra a deles, onde nada pode ocorrer sem que eles saibam.


Eleição para direção: Em nosso município os gestores são indicados pelo executivo, ou seja, em troca de favores políticos em 90% das vezes.Porém, há uma proposta sendo analisada para que seja realizado eleições nas comunidades das escolas, para eleger gestores que realmente conheçam e façam por merecer este cargo tão importante, que necessita de seriedade, dedicação e profissionalismo.



Acredito que minha prática pedagógica é democrática, busco conversar e transmitir aos meus alunos aquilo que é certo, por exemplo  nas escolha de ajudantes do dia, ou em votações para sabermos qual será a história da hora conto, penso que assim, eles aprenderão o que é democracia e desta maneira, indiretamente ou até mesmo diretamente trabalhamos e incentivamos a aceitação de opiniões, a escutar uns aos outros e trabalhar em coletivo, sendo uma mudança de dentro das escolas para fora, pois assim formaremos cidadão democráticos e que entendam que não estamos sozinhos no mundo.
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...