segunda-feira, 10 de julho de 2017

Projeto de aprendizagem



Início minha reflexão falando sobre o que é projeto, projeto de ENSINO e projeto de APRENDIZAGEM:
O termo projeto é bastante recente em nossa cultura. São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias, desenvolvimento). Assim, podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realização. (Boutinet, 1990)
 Projeto de ensino, é a forma como a grande maioria de nós professoras e escolas estamos acostumados a trabalhar, de maneira que o mesmo é pensado, elaborado e aplicado aos alunos como o professor idealizou, desta forma o professor é quem “comanda” os conteúdos e ideias. Já o projeto de aprendizagem, para mim é algo novo, pois até então não conhecia, P.A é pensado, elaborado, realizado e concluído em conjunto com os alunos, onde os mesmos escolhem os temas a serem trabalhados, e o professor é mero mediador de ideias e opiniões.
Através das leituras dos blogs das colegas, tive grande percepção do desenvolvimento dos projetos de aprendizagem de cada uma.
Ao ler os blogs, senti grande pesar de não poder estar colocando em prática este projeto, acredito que na prática aprendemos de maneira significativa, assimilando e acomodando de melhor maneira.
Segundo Fagundes et all:: “O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. “
Quando se pensa na realização de um projeto de aprendizagem, devemos realizar um levantamento da turma na qual iremos trabalhar e a partir disto buscar métodos, e maneiras diversificadas de apresentar a turma esta nova proposta.
No livro Aprendizes do Futuro, ressalto a maneira de que uma professora apresentou o P.A a sua turma, deixando a sala toda desorganizada, móveis fora dos lugares, quando a turma chegou assustada, ela os questionou dos lugares que poderiam ser colocadas cada coisa, eles a indagaram questionando se tinham escolha, e desta maneira eles percebem que a autonomia, a força do querer e a curiosidade são deles, eles podem pensar, pesquisar e aprender o que quiserem.
Um passo muito importante, o levantamento de certezas e dúvidas provisórias, pois este é o inicio de um projeto do interesse de todos, claro que não iremos conseguir “agradar” a todos, mas penso que a turma pode ser dividida por grupos de interesse, assim como foi realizado conosco no eixo passado. Deve-se partir do interesse dos alunos, levando em conta que todos têm vivências e experiências individuais, penso eu que este é um dos momentos mais cruciais, afinal vivemos em uma geração que as crianças enjoam rápido demais de tudo, logo torna-se desinteressante e sem graça.
Reflito como seria um projeto de aprendizagem na educação infantil com meus educando da pré escola, penso que não tem idade, ou um momento certo para que seja realizado o projeto, afinal as crianças estão em constante transformação e evolução..
Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo.
Acredito que é nosso dever enquanto educadores, encorajar nossos alunos a serem críticos, com opiniões, os entusiasmando e estimulando-os.
Além do novo projeto, adaptação dos alunos, reformulação na nossa prática enquanto educadores, notei grande resistência das escolas, de abrirem mão do sistema que já estão acostumados a utilizar.
"O que não dizer, como a tradição da Escola ativa preconizou, partir dos "interesses dos alunos" e muito menos do que "gostariam de estudar ou saber". Seguir este caminho ao pé da letra significaria reduzir suas possibilidades como apêndices, limitar suas ulteriores aprendizagens do que "não sabem" que lhes possa interessar, e a contextualização do que conhecem de maneira parcial ou fragmentária."(HERNANDEZ)
Acredito que todas as colegas estão se engajando para realizar um projeto de aprendizagem inovador, a grande maioria encontrou obstáculos ao desenvolvê-lo, o que já era esperado, afinal tudo que é novo causa alvoroço, dúvidas e incertezas de todos envolvidos, desde educando até gestores e  escola em geral.

Referência:
PROJETOS DE APRENDIZAGEM - UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR AMBIENTES TELEMÁTICOS
Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado, Marcus Vinicius Basso e Juliano Bitencourt Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC/UFRGS;  Crediné Silva de Menezes Departamento de Informática – UFES; Valéria Cristina P. C. Monteiro Mestrado em Informática – UFES.
APRENDIZES DO FUTURO
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Gismara/Meus%20documentos/Downloads/Aprendizagens%20do%20futuro%20(1).pdf
HERNÁNDEZ, F. Um mapa para iniciar um percurso. In Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho. RS, Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1998.


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