sexta-feira, 7 de julho de 2017

intra e extra-escolares


Quando se fala em educação, logo me vêm á cabeça todas as fases de ensino, desde a Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e ensino superior.

O vídeo que assisti nos traz um conteúdo riquíssimo sobre a atualidade da nossa educação, aonde se fala tanto em democracia, e temos um país tão desigual.

A professora Dalila aborda um assunto que sempre refleti e me deixou inquieta, a formação dos professores e funcionários da educação infantil. A realidade da EMEI em que trabalho, sessenta por cento dos auxiliares não têm formação alguma para trabalhar com os pequenos, o requisito para a função de auxiliar em educação infantil é ensino fundamental, ou seja, não há preparação alguma para ser mediador de aprendizagens na fase mais importante na vida de uma criança.

Acredito na grande importância de investimentos na formação e capacitação de professores e auxiliares, desta maneira teremos professores valorizados, atualizados, com especialidades na área.

Além do investimento na capacitação de professores e funcionários, em nosso país há um grande déficit de investimentos na área da educação, com as estruturas de nossas escolas, materiais e custo aluno, desde a educação infantil até o ensino superior, assim como o reitor Edgar nos traz, o financiamento em cursos superiores é de suma importância, pois desta maneira todos os alunos de diferentes classes sociais têm a oportunidade de terem curso superior em seu currículo, afinal hoje há um grande percentual de alunos que não finalizam a graduação por falta de financiamentos, investimentos e motivação.

Professor Dourado nos apresenta os fatores intra e extra-escolares.
Os fatores intra-escolares dizem respeito às condições de acesso e permanência, recursos materiais, pedagógicos, humanos, biblioteca,  laboratórios , formação e valorização docente, condições estas que a EMEI que leciono fornece aos nossos alunos e comunidade escolar.

Já os fatores extra-escolares dizem respeito à realidade social dos estudantes e da comunidade onde a escola está inserida, além da constituição de processos mais participativos e democráticos.

Penso que ambos são extremamente importantes para a concepção de escola, para seu progresso e desenvolvimento.




                                                         

                                                          

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