O mapa
conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é
uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos
construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os
conceitos aparecem dentro de caixas, enquanto que as relações entre os
conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os
conceitos.
Além de
facilitar a aprendizagem, mapas conceituais potencializam a socialização das
realidades, experiências e conhecimentos dos alunos, gerando conceitos
globalizados, multiplicando assim a troca de aprendizagens e os próprios
conhecimentos. E, por mais simples que sejam, podem ser interpretados
facilmente pelo professor, visando uma compilação de conhecimentos da turma,
mesmo que superficial, gerando uma visão ampla acerca do que foi entendido
pelos alunos.
De acordo
com o Ausubel apud Moreira (MOREIRA, 1999), em crianças pequenas, conceitos são
adquiridos por meio de um processo conhecido como formação de conceitos, o qual
envolve generalizações de instâncias específicas. Ao atingir a idade escolar, a
maioria das crianças já possui um conjunto adequado de conceitos que possam
servir como subsunçores e permitir a ocorrência da aprendizagem significativa.
Mapas
Conceituais, vistos como uma ferramenta baseada na teoria da Aprendizagem
Significativa, tem se mostrado um ótimo instrumento no ensino-aprendizagem,
tanto pela facilidade de visualização e interligação de conceitos, quanto pelos
recursos multimídia que podem ser incorporados à ferramenta. Existem diversas
pesquisas e relatos de experiências de sucesso do uso de mapas conceituais como
ferramenta de aprendizagem para as mais diversas áreas.
Ao ler os
blogs das colegas do curso, notei grande dedicação por todas, para realização
desta meta, adaptando a construção do mapa conceitual conforme a turma
trabalhada.
Ressalto
a construção de mapas conceituais com turmas de educação infantil, afinal,
educandos na educação infantil ainda não sabem ler nem escrever, e foi aonde
aos professores e colegas lidaram de maneira muito significativa, para que
realmente seus alunos entendessem o que estava sendo realizado, utilizando
materiais disponíveis, quadro, papeis, e adaptando com ilustrações e ligações
mais infantis e pedagógicas para determinadas faixa etárias.
As
crianças, mesmo não sabendo ler e escrever, podem utilizar-se de esquemas
mentais para organização de seus pensamentos, e isso pode ser observado no
decorrer do desenvolvimento das atividades elaboradas.
Considerando
a qualidade dos Mapas Conceituais construídos pelos alunos e pelas
professoras/colegas, e espontaneidade dos mapas constatada através dos
relatos das alunas-professoras, mostrando que através da leitura que os alunos
fizeram dos mapas que eles mesmos construíram e pelas avaliações realizadas com
as professoras, pode-se concluir que os Mapas Conceituais ajudaram a produzir
Aprendizagem Significativa para estes alunos, assim como ajudaram no processo
de ensino/aprendizagem e na seleção e articulação dos conteúdos trabalhados
pelas professoras.
REFERÊNCIAS:
IMAGEM 1
- Disponível em: https://pt.slideshare.net/luizakokkonen/mapa-conceitual-cmap
MOREIRA,
M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: acessado
em 10/02/2005.
ELABORAÇÃO
DE PROJETO- Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1989510/mod_resource/content/1/Texto%201%20Mapas%20Conceituais.pdf
IMAGEM
2 - Disponível emhttps://www.slideshare.net/Costaesilva/mapa-conceitual-8434382
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