segunda-feira, 10 de julho de 2017

Mapa Conceitual


O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas, enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos.
Além de facilitar a aprendizagem, mapas conceituais potencializam a socialização das realidades, experiências e conhecimentos dos alunos, gerando conceitos globalizados, multiplicando assim a troca de aprendizagens e os próprios conhecimentos. E, por mais simples que sejam, podem ser interpretados facilmente pelo professor, visando uma compilação de conhecimentos da turma, mesmo que superficial, gerando uma visão ampla acerca do que foi entendido pelos alunos.
De acordo com o Ausubel apud Moreira (MOREIRA, 1999), em crianças pequenas, conceitos são adquiridos por meio de um processo conhecido como formação de conceitos, o qual envolve generalizações de instâncias específicas. Ao atingir a idade escolar, a maioria das crianças já possui um conjunto adequado de conceitos que possam servir como subsunçores e permitir a ocorrência da aprendizagem significativa.
 Mapas Conceituais, vistos como uma ferramenta baseada na teoria da Aprendizagem Significativa, tem se mostrado um ótimo instrumento no ensino-aprendizagem, tanto pela facilidade de visualização e interligação de conceitos, quanto pelos recursos multimídia que podem ser incorporados à ferramenta. Existem diversas pesquisas e relatos de experiências de sucesso do uso de mapas conceituais como ferramenta de aprendizagem para as mais diversas áreas.
Ao ler os blogs das colegas do curso, notei grande dedicação por todas, para realização desta meta, adaptando a construção do mapa conceitual conforme a turma trabalhada.
Ressalto a construção de mapas conceituais com turmas de educação infantil, afinal, educandos na educação infantil ainda não sabem ler nem escrever, e foi aonde aos professores e colegas lidaram de maneira muito significativa, para que realmente seus alunos entendessem o que estava sendo realizado, utilizando materiais disponíveis, quadro, papeis, e adaptando com ilustrações e ligações mais infantis e pedagógicas para determinadas faixa etárias.
As crianças, mesmo não sabendo ler e escrever, podem utilizar-se de esquemas mentais para organização de seus pensamentos, e isso pode ser observado no decorrer do desenvolvimento das atividades elaboradas.
Considerando a qualidade dos Mapas Conceituais construídos pelos alunos e pelas professoras/colegas, e  espontaneidade dos mapas constatada através dos relatos das alunas-professoras, mostrando que através da leitura que os alunos fizeram dos mapas que eles mesmos construíram e pelas avaliações realizadas com as professoras, pode-se concluir que os Mapas Conceituais ajudaram a produzir Aprendizagem Significativa para estes alunos, assim como ajudaram no processo de ensino/aprendizagem e na seleção e articulação dos conteúdos trabalhados pelas professoras.

REFERÊNCIAS:
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: acessado em 10/02/2005.
 IMAGEM 2 - Disponível emhttps://www.slideshare.net/Costaesilva/mapa-conceitual-8434382


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