quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vivências diárias.... na educação infantil

Atualmente estou trabalhando em uma turma de educação infantil Maternal 1, a idade deles é em torno dos 2 aos 3 anos e 6 meses, faço observações diárias sobre o comportamento de todos seja afetivo ou de "aprendizagem", noto que a grande maioria são filhos únicos, ou seja, filhos que tem "tudo", pois os pais fazem de tudo por eles.
São crianças muito amadas e carinhosas, mas tem um comportamento muito possessivo, são egoístas, sem limites, não aceitam não e quando contrariados fazem de tudo para chamar a atenção, óbvio que mesmo as  crianças que tem mais irmãos tem essas atitudes, mas percebo que eles testam os pais e fazem mesmo com nós.
Analisando essas atitudes me recordei da nossa conversa na aula da professora Samantha sobre limites e as novas infâncias, essas novas gerações me preocupam, pois cada vez mais os pais estão despreparados, e criam um filho com "algo" que se alimenta, tem necessidades e vive. Cada vez mais vimos pais muito novos sem experiências e paciência, e assim tornando seus filhos seus reflexos. Creio que não foram somente as características das infâncias que mudaram mas todo um conjunto, as crianças hoje tem muitos  direitos e poucos deveres, pouco interesse, muita comodidade e tem a verdadeira infância instantânea, comidas industrializadas, brincadeiras eletrônicas, pouco contato afetivo e muitas vontades feitas.
 Penso muito no dia em que eu tiver filhos, como será a infância deles, que mundo no futuro nos aguarda? É de se pensar.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...