Entrar no curso PEAD é uma realização de um sonho pessoal e profissional, criando grandes expectativas de uma melhoria grandiosa e de muito sucesso, para que assim eu possa me aperfeiçoar, buscando novos métodos e troca de ideias entre todos da turma, tendo um crescimento pessoal, amadurecendo ideias e opiniões.
Acredito que ser professor não é uma escolha, mas um dom do qual nascemos, e que diariamente temos que nos aperfeiçoar e buscar um melhor resultado, pois estamos em uma era digital, onde nossos alunos já entram nas escolas sabendo utilizar grande parte dos meios de comunicação.
Ao longo das aulas que já tivemos, pude compreender melhor algumas situações que antes não entendia. Por já estarmos na área da educação muitas vezes apenas "repetimos" atitudes e conselhos de colegas, não tendo uma teoria sobre determinadas situações que presenciamos em sala.
Com bases na primeira aula de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia com a Professora Tânia entendi que por trás de alunos tem uma vida e uma alma, o inconsciente de nós seres humanos é rico em detalhes, podendo até mesmo nos tornar "máquinas" humanas,somos repletos de "PEÇAS" como o super ego(regra dentro de nós), ego (racional, inteligência, capacidade de compreender, equilíbrio), id(principio do prazer), e a realidade.Durante a ula foram citados vários casos que conseguimos analisar o inconsciente das pessoas como, o caso SUZANA (sem culpa, sem super ego, quando contrariada iria ter ações semelhantes), caso BERNARDO negligência coletiva, estes casos demonstram o inconsciente dos mesmos, um livro indicado "um amor conquistado, o mito do amor materno".
Com o professor Crediné conseguimos refletir sobre a verdadeira importância do aproveitamento do nosso tempo, a organização é a peça chave, para que assim possamos realizar todas atividades profissionais e pessoais com êxito e com pensamento focado diretamente para aquela situação.
Aprendemos que quando se tem força de vontade, não há desculpas, madrugada vira dia, almoço vira leitura e sono? Ah, sono, esse iremos nos adaptando aos poucos.
Aula com o professor (colocar nome) , assistimos um vídeo super divertido de uma senhora que tinha falta de memória, e todos dias repetia as mesmas conversas com um menino chamado Antônio. Foi lançado pra fazermos um vídeo sobre a escolha da nossa profissão, eu realizei a filmagem do meu vídeo bem simples, com duração de um pouco mais de dois minutos, onde relatei que minha vivência na educação infantil desde os três meses, sempre me salientei em sala por querer, cuidar, trocar fraldar, fazer trabalhos, sempre cuidei de meu irmão mais novo e o fazia de meu aluno, mas que acima de tudo isso, creio que nasci com um dom, o de ser professor, pois não foi uma escolha profissional, mas sim a vontade em estar dentro da sala de aula, de dar o meu melhor, de estar em casa mas pensando nos alunos, e que independente de educação infantil ou fundamental, ambos necessitam de carinho, amor, afeto e vontade e vocação para estar em uma sala fazendo o possível e o impossível pelos teus alunos.
E por fim mais não menos importante, a aula da amada e lida professora Samantha( particularmente achei uma boneca da "Barbie"), sua disciplina infância de 0 a 10 anos, super interessante e dinâmica. Na aula conseguimos alcançar um "debate" de suma importância, colocando em questão diversas ideias que a grande maioria pensava... Nos aprofundamos um pouco na infância, conseguimos com ela, voltar ao tempo, sonhando e relembrando a melhor fase de nossas vidas, dessa maneira torna uma roda de conversas gostosa e proveitosa. Continuando debatemos as infâncias contemporâneas e antigas, concluímos que as duas têm muitas características em comum, mas não podemos relevar o fato de que as nossas famílias não são como antes e nossas crianças entram nas instituições de ensino refazendo todos atos e atitudes de seus familiares, o que nem sempre é bom. Na infância "antiga" foram citados algumas características: criatividade, sentiam-se seguras,respeito à hierarquia, estrutura familiar, disciplina e "menos" direitos. Na infância contemporânea houve muito debate sobre as caraterísticas, mas ao meu ver são essas cabiveis: espertos, falta de limites, impacientes, utilização excessiva das mídias, novos arranjos familiares( pai/pai mãe/mãe mãe solteira, pai sozinho, etc), falta de criatividade no lúdico/ ou mudança, sedentárias, muitos direitos, liberdade reprimida(falta de segurança). Além dessas infâncias tivemos o prazer de realizar uma breve leitura e conversa sobre a infância "instantânea". Uma aula mega produtiva e atraente.( indicação de livro: QUANDO AS CRIANÇAS DIZEM: AGORA CHEGA! Francesco Tonucci)
Ate o momento minhas anotações são estas, estou correndo atrás para fazer os trabalhos e organizar meu tempo da melhor forma possível, para que assim cada interdisciplinar eu consiga me doar cada vez mais e alcançar êxito.
Oi Caroline. Em relação ao consumismo, como você pensa que atualmente a infância está sendo produzida? Abç!
ResponderExcluirAcredito que a infância esta sendo tratada como uma fase que passe rápido, cada vez mais as crianças agem como adultos, e tem grande inteligência no sentido de chantagem que ao meu ver é aonde o consumismo é absurdo. Como atualmente a grande maioria dos pais trabalham em turno integral e só veem os filhos a noite ou em um pequeno determinado tempo, fazem de tudo e dão tudo que aquela criança quer, para se redimir pelo tempo perdido. As crianças hoje em dia mandam nos pais, o que mais ouvimos dentro das escolas é: " eu não sei mais o que faço com o meu filho", é chocante mas é a verdadeira realidade, tanto as crianças quanto os pais, utilizam o consumo e a compra como um " tampa buraco", já que não consigo dar atenção pro meu filho, vou comprar tudo que ele quer e assim as crianças se acostumam a "jogar" com os pais na medida de chantagem.
ResponderExcluirDifícil quebrar esse circuito de consumo e valorizar outros aspectos das relações...
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