sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Avestruzes.... crocodilos

         Após a leitura do texto “Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação”, da professora Dra. Ligia Assumpção Amaral, através das representações de “crocodilos” e “avestruzes”, relacionando suas particularidades e diferenças com as diversidades e diferenças humanas.
           A autora fala de crocodilos nomeando-os de “preconceitos”, os medos que carregamos ao tratar de pessoas “diferentes”. Esses são os mitos que carregamos e muitas vezes propagamos no ambiente escolar. E também mostra os avestruzes que ao esconder a cabeça na areia não irá acrescentar ou auxiliar os alunos no convívio escolar.
          Por várias vezes presenciei situações em que professores e pessoas colocavam seu preconceito e egoísmo acima de tudo, fazendo de conta que não era com eles, e não era o dever deles, literalmente colocando a cabeça na areia para as dificuldades, diferenças e peculiaridades, de alunos, filhos, sociedade em geral.
          No papel de professor o maior crocodilo é a rotulação, e a concepção de que o aluno deficiente, especial, é incapaz, sendo inferior dos demais,não maximizando suas potencialidades e facilidades em determinado assunto ou disciplina, tratando e enxergando-o como ser improdutível, tornando-se barreiras para o ensino do professor, aprendizagem do aluno e socialização com os demais.

            Acredito que a caminhada é longa, e que assim como há professores avestruzes, há aqueles que são verdadeiros leões, abraçam as dificuldades, potencializam os alunos e enxergam a diante.

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