segunda-feira, 16 de abril de 2018

Escola Democrática

Trago o nano vídeo que foi passado no encontro do seminário Integrador, individualmente fizemos anotações de tópicos que mais chamaram a nossa atenção, após unimos questionamentos e opiniões em grupos


  • MODELO EMPIRISTA 

método tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende, o professor é o mentor, o aluno nada sabe e nada pensa sem o professor.


  • GESTÃO NÃO DEMOCRÁTICA
Refleti sobre a gestão escolar democrática, pensando que as nossas escolas ainda estão em pequenos passos diante a democracia na escola, dando voz e autonomia para os alunos e comunidade.
Podendo perceber através do vídeo que a escola que nos foi apresentada não havia democracia alguma, e quando partia dos alunos alguma tentativa de autonomia e participação era boicotada.
  • PROFESSOR MALABARISTA
É bem evidenciado no vídeo a tentativa falhada de um professor em chamar a atenção de seus alunos, onde me surgiu um questionamento, sera que aquela professor estava dando o seu melhor? Será que ele estava utilizando metodologias estimulantes aos seus alunos?
O vídeo nos traz diferentes professores, o que mais me marcou, a professora que não soube aproveitar uma prática tão valiosa em apresentar aos seus alunos ao vivo e a cores o conteúdo aplicado teoricamente em aula.
Penso que ser professor, é ser malabarista 24 horas por dia, dar o seu melhor, buscar o seu melhor e fazer a diferença.

Um comentário:

  1. Olá, Caroline. Que autor (es) você pode trazer para embasar os conceitos e reflexões acima postados sobre modelo empirista, escola democŕatica, etc?

    ResponderExcluir

Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...