segunda-feira, 16 de maio de 2016

tecnologia..

Durante nossa última aula do seminário integrador, conversamos sobre o acesso à tecnologia na escola, para pesquisa, conhecimento... 
Chegamos a conclusão de que nossos alunos tem excesso de informações que nem sempre corresponde ao que é véridico, portanto nós professores, devemos sempre planejar uma aula, um contato com a internet, baseado em filtros...
Me recordei de uma reunião que tivemos no início do ano letivo com um pré da minha escola, uma determinada professora, disse aos pais que no dia do brinquedo, ela aceitava que os alunos levassem celular, tablets, para brincarem,na minha opinão sou contra, eles têm apenas 5 anos de idade, terão ainda muito tempo para conhecer este "mundo" tão rico, eles são crianças, devem brincar, aproveitar, imaginar, criar... em um determinado momento da reunião um pai levantou esta questão que eu descrevi como meu pensamento, a partir do comentário dele todos pais concordaram que a hora de novas tecnologias liberadas não seria agora, concordando que seria proibido. Agora questiono, será que estes pais que até então estavam quietos concordavam realmente com a proibição, será que eles filtram e pesquisam juntamente com seus filhos? Como já falei em postagens anteriores, é muito fácil simplesmente "largar" seus filhos na frente do celular, not, pc, tablet e aproveitar o "descanso". Complicado!!!! A maioria dos pais não colaboram nesta questão, utilizam a internet como um sossego para suas cabeças!



Tecnologia: BENEFÍCIOS X MALEFÍCIOS

Bom... acredito que a tecnologia é de grande benefício para todos, porém com excessões.
BENEFÍCIOS:
Novas aprendizagens
Contato com um mundo infinito de informações
desperta interesse pelo novo
oferece um leque de novidades
 .... cabem aos pais filtrar dados, sempre estar junto, ajudando, e tornando a pesquisa algo saudável.

MALEFÍCIOS:
Sem filtro dos pais, ou responsabilidade dos mesmos causa somente malefícios às ciranças.
Excesso de informações
Informações equivocadas
mundo ilegal aberto e disponível
"Avanços" para a idade da criança que realiza a pesquisa, ou seja contato com informações sobre sexo, pedofilia, nudez...



Para nós educadores a tecnologia é de grande importância, tornando nossos alunos pesquisadores e conhecedores natos, sempre com nossa atenção sobre o que eles acessam, e se tem haver com o que está sendo pedido, principalmente alunos maiores, que são mais rápidos e tem maior conhecimento com as máquinas que muitos de nós.
Na educação infantil que é onde trabalho atualmente, tenho muito interesse e vontade em levar para a escola o contato com computadores, meios de comunições....tecnologia.


Histórias inclusivas..

Como as histórias inclusivas estão em déficit em nossas escolas, em minha escola por exemplo não há nenhum livro com história inclusiva, o que seria de grande importância, para trabalharmos em sala as diferenças, as crianças especiais, para que desde pequeno nossos alunos conheçam o mundo diversificado que vivemos, sempre respeitando as diferenças e limitações de cada um.
Imagem retirada da internet, livros super interessantes, eu mesma nunca li um livro inclusivo.

Integração em sala... PEAD

Durante nossas aulas presenciais do PEAD, estou percebendo nossa maior integração, troca de  verdadeiras ideias, principalmente nas aulas do professor Crediné, ele realizando grupos de estudos e pesquisas, faz com que nosso grande grupo se integre e tenhamos maior convívio uns com os outros.
Sinto-me feliz, e realizada por estar cursando um curso tão rico de aprendizagens!

Novas práticas, novas ideias... APRENDIZAGENS!

Bom, como já falei faço oficinas semanais em cinco turminhas da escola onde trabalho.

Oficinas de culinária, de histórias, de ludicidade, pinturas, reciclagem...
Está sendo rico em aprendizagens, troca de ideias, novas ações, sinto-me empolgada na minha prática pedagógica, sempre inovando.
E por falar em inovações, muito do que estou aplicando, diferente práticas, novas 
aprendizagens  tem haver com nosso curso, 


 estou aprendendo muito, e conseguindo mudar minha prática, aperfeiçoar minhas ideias e ter maior conhecimento teórico, os colocando em prática.







LIBRAS... questionamentos!

Durante a aula o professor nos fez refletir sobre a inclusão social, se na verdade há inclusão social?
Percebo que não há inclusão, mas sim exclusão, as crianças especiais precisam de maior atenção, maior cuidado. Por exemplo em minha escola temos um menino com autismo, o aluno é carinhoso, ativo, mas não temos um atendimento especializado, a auxiliar de classe não tem especialização, sendo assim nosso aluno fica sem bases e conhecimentos para trabalhar com ele. Creio que ele tem grande potencial, dentro das suas limitações, mas o que está acontecendo atualmente é exclusão.
Algo que em pleno século XXI ainda temos que vivenciar, não somente na minha escola, mas em todas escolas que trabalhei, as crianças especiais são tratadas como problemáticas, e nós por mais que tenhamos vontade não conseguimos ajudar a suprir as necessidades das mesmas. Me sinto de mãos atadas.

LIBRAS...


 Aula de LIBRAS, maravilhosa. 

Eu já havia tido aula de LIBRAS  no Magistério, com professor ouvinte. E agora ter aula com professor Cristiano é sensacional, estimulante, encantador, não pisquei durante as conversas e explicações.
LIBRAS sempre encantou e tive interesse, com certeza ainda irei fazer um curso sobre a língua, me aperfeiçoarei. 

Varal musical... com os pequenos!

Sempre percebi que as crianças são totalmente musicais, se acalmam as ouvindo, ficam felizes.
No maternal 1, com aluninhos de dois anos, realizei o varal musical com imagens, eles adoraram, cantaram, dançaram.
Prática maravilhosa!


Caixa dos sons..

Após nossa aula presencial de música, me senti empolgadíssima, confeccionei a caixa de sons, trabalhando a audição com meus pequenos. Na caixa coloquei:
*GAITA
*APITO
*COLHER (bati na classe fazendo barulho)
* MOEDA (joguei no chão fazendo barulho)
*XÍCARA DE METAL 
*DUREX
*TESOURA E PAPELÃO (recorti fazendo ruídos)
*BALA (abri a bala devagar emitindo barulho)
Todos estavam de olhos vendados aguardando os sons para diagnosticá-los. As crianças amaram, não queriam parar de brincar, após o término deixe a turma brincar com os objetos que haviam na caixa.




                                                                                 

Releitura da obra indígena!

Em grupo realizamos em sala a releitura da obra indígena que agora na me recordo o nome.
Durante a releitura mesmo surgiu vária trocas de ideias... 

à beira da morte
implorou,
gritou, 
chorou!
Pela vida
por seu pai...
O desprezo recebeu,
dentre tudo que perdeu,
o que mais doeu;
O amor que não ganhou, 
sua vida parou,
acabou!
Pois é  a cultura que impera lá, e o amor de pai e filho jamais terá.

Eu nunca havia realizado releituras escritas, percebi a essência da verdadeira obra, e tirei o que mais me marcou, atividade legal e diferente.
A partir desta atividade tive a ideia de realizar com os meus prés releituras de obras, pinturas, esculturas, trazendo para as crianças a essência das mesmas.
Segue releitura que fiz de Romero B. para o dia das mães. Muito legal a experiência! 

Literatura

Ao longo destas semanas refleti sobre nossa aula de literatura, uma aula diferente posso afirmar, por várias vezes me indaguei, me emocionei, me questionei e  me surpreendi.
Eu não sou uma pessoa amante da leitura, por preguiça, confesso, mas durante a aula me senti encantada com o mundo que a literatura traz para nós adultos. Um novo mundo, mundo este que quero conhecer e "mergulhar"..... Abaixo há algumas fotos das oficinas que realizo nos maternais e prés da minha escola. Toda aula conto alguma historinha, de diferentes maneiras e métodos, eles adoram, a partir disto minhas colegas se encorajaram para também entrar nesta magia do faz de conta, nossa escola está bastante engajada neste caminho, sinto-me feliz por estimulá-las. 





Oportunidade!

Na semana passada tive uma oportunidade de emprego, participei de uma entrevista, a vaga é pra professora de musicalidade e teatro.
Oficinas semanais em escolas particulares.
Durante a entrevista me lembrei muito das interdisciplinas de ludicidade e literatura.
Percebi a grandiosa importância das mesmas no dia a dia escolar.
As ideias e trocas de informações nas aulas presenciais, me deram mais confiança para seguir a diante nesta oportunidade!


Escola democrática

Quando se fala em ESCOLA DEMOCRÁTICA, logo me veem a cabeça a autonomia, construtivismo, direitos iguais. Após realizar a leitura ESCOLAS...